quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Diário de Bordo - Campo Verde - MT

Campo Verde, 02 de setembro de 2013 

Nessa manhã fomos recebidos por um lindo dia de sol, ou seja, começamos nosso dia cheio de boas energias aqui nessa gostosa cidade. Campo Verde é um município brasileiro do estado de Mato Grosso e sua população estimada em 2009 era de 31.612 habitantes. Possui uma área de 4811,71 km² e recebeu status de município pela lei estadual nº 5314 de 4 de julho de 1988, com território desmembrado dos municípios de Cuiabá e Dom Aquino.

Com 25 anos de emancipação político-administrativa e 35 mil habitantes, Campo Verde tem no agronegócio a base de sua economia, com destaque para a produção de algodão em pluma, soja, milho, frango de corte, ovos comerciais, ovinos, suínos, gado de corte e de leite. Com 66 mil hectares de algodão de primeira e segunda safra cultivados na safra 2012/2013, o município é considerado a "Capital Nacional do Algodão" em razão da excelente produtividade e qualidade da fibra.

Em 2012 Campo Verde ganhou o 1º lugar do prêmio “Boas Práticas de Gestão Pública”, categoria pequeno porte II, que foi entregue à Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social e a Secretaria de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente pelo trabalho realizado Programa Recicla Campo Verde.

A Administração Municipal de Campo Verde tem desenvolvido políticas que buscam a redução da degradação do Meio Ambiente e da poluição. E neste contexto é que as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Saúde, Viação e Obras e Assistência Social estão sendo parceiras no projeto socioambiental Recicla Campo Verde, implantado em agosto de 2011, com o objetivo principal que é conscientizar a sociedade sobre a preservação do meio ambiente, através da coleta seletiva de lixo, fomentando a geração de emprego e renda, para a Cooperativa de Mulheres Catadoras de Lixo de Campo Verde (COOTRAMAR). Lembrando que na cidade só tem um lixão e não tem cooperativas.




Nossas Ações dessa semana serão todas realizadas no ACICAVE – Associação Comercial e Empresarial de Campo Verde – MT (http://www.acicave.com.br/) e hoje foram realizadas 4 ações, (Matutino / Vespertino) e quem nos recebeu foram as Sras Marta Frares, secretária de educação, Sônia Aparecida Flores, coordenadora pedagógica dos anos iniciais, Ana Luiza, coordenadora pedagógica de formação e Fátima Adib, coordenadora pedagógica da educação infantil.

As escolas que levaram seus alunos para nos prestigiar hoje foram Dona Sabina L. Prati, Lar Maria de Lourdes, APAE, Creche Francisco Tirado, Centro Ed. Bem-Me-Quer e Escola Dona Maria Artemir Peres.





E assim com essa galerinha animada encerramos nosso primeiro dia de Ação


Campo Verde 03 de setembro de 2013

Depois de tomarmos nosso delicioso café da manhã, voltamos para o ACICAVE, pois mais uma legião de pequeninos viriam para nos assistir e adquirir mais conhecimento para poder ajudar o nosso meio ambiente.

E hoje aproveitamos também para tirar fotinhos dos nossos bastidores...






E claro das crianças também...







Hoje recebemos os Srs Marcos Coelho e o Edson Gabriel, repórter e cinegrafista da TV Real, filiada do SBT aqui em Campo Verde – MT. Além de filmarem nosso espetáculo, entrevistaram o Produtor Renato Augusto.



Campo Verde, 04 de setembro de 2013


Foi dada a largada para mais um dia de Ação aqui em Campo Verde e nosso espetáculo continua sendo realizado no ACICAVE. Hoje quem nos assistiu foram os alunos das seguintes escolas: Escola Municipal Monteiro Lobato, Escola São Lourenço, Centro Educacional Paulo Freire, Escola Municipal Dona Sabina L. Prati, Centro Educacional Bem-Me-Quer e Creche Francisco Tirado.






A coordenadora Sônia Aparecida Flores nos informou que amanhã, após a última Ação, haverá uma premiação para os alunos que participaram do concurso cultural realizado pelo Conselho Estadual das Associações das Revendas de Produtos Agropecuários (CEARPA) e contaremos com a presença de autoridades políticas, ou seja, amanhã teremos muito mais público, que maravilha!!!


Campo Verde, 05 de setembro de 2013

De volta ao ACICAVE, o dia esteve cheio de surpresas. Como eu disse ontem, teremos após a ultima Ação de hoje, uma premiação para os alunos que participaram do concurso cultural, realizado pelo Conselho Estadual das Associações das Revendas de Produtos Agropecuários (CEARPA http://www.cearpamt.com.br/) e os alunos dos terceiro e quarto ano que participaram do concurso na modalidade Desenho, com o tema “Mais reciclagem é menos lixo”. Os alunos do quinto ano participaram na modalidade redação com o tema “Por que reciclar é bom para o planeta?”.

No Mato Grosso, a história das revendas de defensivos se confunde com a própria história da agricultura tecnificada. Como o acompanhamento técnico por parte dos órgãos governamentais competentes era bastante deficiente, seja pela limitação financeira ou pela velocidade que se desenvolvia o Estado, as Revendas tornaram-se responsáveis por trazer profissionais especializados para ajudar os produtores rurais, oriundos de terras distantes, a transformar o Mato Grosso numa potência agrícola. As revendas cresceram paralelamente com a agropecuária, transformando-se em grandes empregadoras de mão-de-obra especializada, não só de agrônomos e técnicos agrícolas, mas também de profissionais das áreas administrativa e financeira. Houve uma interferência muito importante na geração de renda de toda a sociedade, por meio dos empregos diretos e dos outros negócios agregados ao setor de revendas (transportes, comercialização de grãos, produção agrícola e pecuária e etc), gerando renda para a sociedade e impostos para o município. Em 2000 foi criada a lei nº 9974/00 que torna as embalagens vazias de agrotóxicos, responsabilidade dos fabricantes e revendedoras destes produtos. Em função desta lei, nasceram as Associações de Revendas de Produtos Agropecuários. Em setembro de 2007, as Associações decidiram unir-se em todo o estado para assumir essa responsabilidade com mais força, organização e uniformidade, com o intuito de aumentar significativamente o índice do recolhimento das embalagens vazias de agrotóxicos do campo. Para tanto, foi criado em 14 de setembro, o CEARPA-MT, Conselho Estadual de Associações das Revendas de Produtos Agropecuários de Mato Grosso.

As Associações do estado passaram a adotar o nome CEARPA e padronizaram os seus estatutos e regimentos para falarem a mesma língua, em busca de colaborar ativamente com outros órgãos que atuam com o mesmo objetivo. Preocupadas com o Meio Ambiente, as revendas, por meio dos CEARPAs, vêm semeando a consciência ambiental em todas as camadas da população, com eventos e palestras nas escolas. O Aquecimento Global passou a ser objeto de estudo e preocupação em todo o universo e em todas as áreas. Limpar o campo e conscientizar os produtores agropecuários da importância de cuidar da terra e das águas com mais responsabilidade tornou-se questão de urgência e emergência. E o CEARPA assumiu esse compromisso com a mãe natureza e tem o objetivo de estimular a consciência de preservação e conservação do meio ambiente. Aqui no Mato Grosso, assim como o Projeto Cena Ambiental o CEARPAS também veste esta camisa!

E quem começou o dia nos prestigiando foram os alunos das seguintes escolas: Escola Municipal Santo Antônio, Centro Educacional Paulo Freire, Escola Municipal Dona Sabina L. Prati, Escola Municipal São Lourenço, Escola Municipal José Garbigio, Escola Municipal Paraíso, Escola Municipal Dona Maria Artemir Pires,Scola Municipal Monteiro Lobato e Escola Progresso.

Contamos também com a presença do excelentíssimo prefeito de Campo Verde – MT, Fábio Schorocter, o vice-prefeito Dr. Laerte, o Secretário do Meio Ambiente Pedro Paulo Montagner e a Secretária da Educação Marta Frares.




A imprensa também esteve por lá, com a presença da repórter e o cinegrafista da TV Real filiada do SBT em Campo Verde, Vanessa Dias Eckert e o Jari Rodrigues além do assessor de imprensa da prefeitura Valmir Faria.

E claro não poderia deixar de citar os membros do CEARPA, como o assessor executivo e engenheiro agrônomo, Sr Walter Valverde, a engenheira agrônoma e gestora Serléia Servilha de Cotello a administradora Tatiane Melo Santos e a engenheira florestal e responsável pela CEARPA R (Resíduos) Marisa Misturini. Os vencedores do Concurso Cultural ganharam bicicletas e as professoras ganharam kits do “O Boticário”.



E assim encerramos nossas atividades culturais aqui na cidade de Campo Verde, onde atendemos 14 unidades escolares com um total 2.122 alunos. Estamos mais uma vez felizes, pois fomos recebidos com muito carinho e tivemos a certeza, através da atenção e feedback das crianças, que vale muito a pena seguir em frente com o nosso objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário