quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Alcinópolis - MS

Rumo a Alcinópolis, (MS) – 17 de Agosto de 2013

Após sair de Miranda uma cidade que deixou marcas relevante em nosso histórico tanto profissional como pessoal, partimos para Alcinópolis.
Alcinópolis, é um município pequeno do estado de Mato Grosso do Sul. Com uma população inferior a 5 mil habitantes, a cidade foi emancipada somente há 21 anos atrás e tem em seu histórico , desenvolvimentos relevantes para a cidade. Durante a viagem passamos por uma estrada de terra, percorremos aproximadamente 400 Km, e durante o percurso ainda em clima de pantanal, pudemos ir observando alguns animais na estrada e ir curtindo o clima da natureza. .

Alcinópolis, (MS) - 18 de Agosto de 2013

Ao chegarmos fomos recebidos cordialmente por pessoas que nos acolheram muito bem na cidade, e por ser um lugar tão pequeno, logo nos deparamos com a oportunidade de conhecer o Diretor da Biblioteca de Alcinópolis Josimar Miranda e Robson Pereira da secretaria de turismo. Estes nos apontaram alguns pontos turísticos da cidade como a Gruta do Pitoco, Mão de Deus, Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari e o Parque Natural Municipal Templo dos Pilares Já que estamos de folga neste domingo, alguns de nós da galerinha do Cena Ambiental decidimos aproveitar para conhecer um pouquinho da cidade. O domingo foi curto para conhecermos todos os pontos turísticos, porém tivemos uma grande experiência ao visitar o Parque Natural Municipal Templo dos Pilares , conhecido por conter várias artes rupestres e desenhos em alto relevo, é um dos mais importantes da cidade e o parque é repleto de vestígios dos antigos habitantes, que datam até 11 mil anos.

Ao ir visitar O templo dos pilares, passamos em frete ao aterro sanitário de Alcinópolis , Robson e Josimar nos contaram que a cidade está atendendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos – (Lei 12.305/2010), através da Secretaria de Desenvolvimento e começou a implantação da Coleta Seletiva com o curso de capacitação 'COOPERAR RECICLANDO' que é um curso dado pelo Técnico em agropecuária entre os associados da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Alcinópolis (COOPERCAL). A prefeitura da cidade tem iniciado um grande trabalho em relação a preservação do meio ambiente e da coleta seletiva , nosso trabalho veio a calhar com a necessidade deles em divulgar este trabalho, eles nos deixaram ainda mais animados para fazer as apresentações e contribuir com o que está se expandindo na cidade.

Alcinópolis, (MS) - 19 de Agosto de 2013

As Apresentações se deram na Escola municipal Alcino Carneiro , aonde tivemos duas sessões, uma no período da manhã onde contamos com as participações dos alunos da própria escola e outros alunos da Escola Municipal Romilda , ainda tivemos o prazer de receber a presença do Diretor da Escola municipal Alcino Carneiro: João da Silva Souza, contamos também com o Secretario de desenvolvimento : Elisberto Martins Rezende, Secretario de educação :Jesus Aparecido Lima , o Diretor de turismo e Técnico em agropecuária : Edilson (cotonete) e a Assessora de Imprensa da prefeitura de Alcinópolis : Nathalia Barbosa.


Sucedendo ao sucesso da apresentação feita pela manhã tivemos a presença de todos eles novamente pela tarde e ainda recebemos o Prefeito da cidade: Ildomar Carneiro Fernandes, os Vereadores: Levino Amorim e Marco Antônio dos Reis, Secretario do Meio Ambiente: Bufinha , Presidente da câmera: Aloisio Martins Pereira e a Presidente da cooperativa Coopercal ( Cooperativa de catadores de materiais reciclados de Alcinópolis) : Luciana Severino.

Além deles neste período vieram também os alunos da APAE, Pro Jovem e Centro Municipal de Educação infantil Sebastiana Rosa França e os alunos do período da tarde da Escola municipal Alcino Carneiro.

No final das apresentações totalizamos o numero de alunos em 667, e com satisfação recebemos o comprimento e os parabéns de todas as autoridades e publico ali presente.

Após a ultima apresentação recebemos o convite do Diretor de turismo: Edilson (cotonete), para visitar seu local de trabalho, onde eles nos daria um pouco mais de conhecimento do projeto que a cidade tem em relação ao meio ambiente. Lá ele nos mostrou os projetos e nos apontou que Alcinópolis esta a caminho da eficiência ambiental.
O Município já possui plano de gerenciamento em resíduos sólidos, juntamente com a implantação da coleta seletiva e ampliação do aterro sanitário, permitirá atender as metas estabelecidas na política nacional de resíduos sólidos e que toda a gestão de resíduos sólidos de Alcinópolis, como a desativação do antigo lixão, Aterro Sanitário, Aterro de Inertes e Coleta Seletiva foram realizados com recursos próprios.

Alcinópolis, (MS) - 20 de Agosto de 2013

Fomos convidados pelo Cotonete ( Técnico em agropecuária ) a visitar esta manhã a Coopercal ( Cooperativa de catadores de materiais reciclados de Alcinópolis)
E lá fomos nós conhecer o trabalho lindo que a cooperativa vem se dedicando a fazer.

A Coopercal que conta com doze cooperados, está dando um grande exemplo para todos os municípios brasileiros, está concluindo seu plano de gestão de resíduos sólidos, e seguindo a risca os ensinamentos do kit das palestras oferecidas pelo próprio Cotonete ( ‘Reciclar Cooperando, Cooperar Reciclando’)

O projeto envolve a Coopercal e várias Secretarias da prefeitura (como Educação, Saúde, Promoção Social, Meio Ambiente e Finanças).

Foi uma pena ter apenas um dia de apresentação na cidade , mas todos nós estamos certos de que fizermos cada um deles perceber a importância e a necessidade da reciclagem e da preservação do meio ambiente.
E já colocaram uma matéria nossa no site da prefeitura também, confiram ai: 












Partimos então com a sensação de dever cumprido e satisfeitos, rumo a Chapadão do Sul!!!!!












Nenhum comentário:

Postar um comentário