terça-feira, 12 de março de 2013

VALE A PENA RECORDAR - Educação Ambiental


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Projeto Cena Ambiental em Anápolis

O Projeto Cena Ambiental, teatro itinerantes voltado para a Educação Ambiental, tem como objetivo levar cultura, lazer e educação por meio de teatro de fantoches. Além disso, transmite dicas e ensinamentos simples que ajudam a conscientizar as crianças e famílias sobre a importância da coleta seletiva, reciclagem e preservação ambiental.
Vale ressaltar o mesmo não tem custo algum nem para as prefeituras nem para as escolas que aderirem, pois faz parte da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Tetra Pak.
"As crianças têm papel fundamental para a sociedade no que diz respeito à preservação do meio ambiente. Desde cedo já são formadores de opinião e influenciam diretamente os pais sobre a importância da coleta seletiva dentro de casa".

Para tornar a ação mais alinhada com a realidade, um produtor visita as cidades um mês antes da ação e entra em contato com as principais escolas pú licas ou Secretarias Municipais de Educação, para mostrar detalhes do projeto. Há também uma sondagem com instituições responsáveis pela coleta e destinação do lixo, no caso a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e cooperativa de coleta seletiva.
O espetáculo é uma história interativa e bem humorada baseada na educação, sustentabilidade, ensinamentos e dicas para as crianças. 
Também foram distribuídos Kits da Indústria Quero, uma cartilha interativa com a síntese do espetáculo apresentado, contendo diversos jogos didáticos e interativos sobre os temas vistos e uma caneta reciclada com plástico-alumínio de embalagens da Tetra Pak.
Estamos no segundo ano do roteiro de atividades ambientais e sustentáveis da Tetra Pak. No ano de 2011, recebemos a Equipe do Cine Ambiental, onde as atividades foram desenvolvidas Gebrim e Desembargador Ayr Borges, totalizando 67.000 alunos/espectadores no Brasil. Neste ano a previsão é que mais 70 cidades do Centro Oeste sejam contempladas com a ação.
Para saber mais sobre o projeto, ver vídeos/fotos de algumas apresentações já realizadas, conhecer a Política Nacional de Resíduos Sólidos ou listar quem trabalha a reciclagem em sua cidade, acesse:www.projetocenaambiental.com.br.
Neste site, também é possível ver um elenco de sugestões de atividades didáticas e paradidáticas para tratar da questão do lixo com seus alunos. Para conhecer outros trabalhos da STR Eventos Ltda, acesse:www.streventos.com.br.
Alunos da Rede Municipal chegando para participarem do espetáculo

Alunos se dirigindo ao auditório do Centro de Educação Unificada (CEU)

O objetivo é que os alunos propaguem os assuntos e conversem 
com os pais ou responsáveis. 

A apresentação é feita por um grupo de atores performáticos e 
manipuladores de bonecos e marionetes, que interpretam diversos personagens, 
como papagaio, tucano, arara, coruja, tigre e macaco.

Em Anápolis 900 alunos participaram das apresentações divididas em dois turnos.


A personagem Reciclina ensina como reciclar as embalagens da Tetra Pak, 
que na região contém produtos da Indústria "Quero" de Nerópolis-GO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário