quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Diário de Bordo - Belo Jardim - PE

A Fazenda Lagoa do Capim, onde se originou a atual cidade de Belo Jardim, em 1833 já fazia parte do Distrito de Paz de Jurema, pertencente a nova comarca do Brejo da Madre de Deus. Aos poucos, a fazenda de propriedade de Joaquim Cordeiro Wanderlei foi abrigando novos moradores como Coronel Antônio Marinho, um dos grandes fazendeiros da época o qual seu próprio nome foi dado a avenida principal do bairro hoje chamado de Boa Vista, evoluindo rapidamente para um núcleo populoso que manteve o nome de Lagoa Capim.
No povoado foi erguida uma pequena casa de orações onde, aos domingos, o pároco de Brejo da Madre Deus celebrava missas. Entre 1872 e 1873, os moradores do povoado Capim construíram uma capela sob a invocação de Nossa Senhora do Bom Conselho. Anos depois outra igreja foi erguida, esta em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, que mais tarde seria a igreja-matriz do Município.
Esse nome foi mudado para Belo Jardim em 1881, por sugestão de Frei Cassiano de Comacchio, quando pregava as missas naquela localidade. Progredindo a passos largos, foi elevada a categoria de vila através da lei estadual Nr. 260, de 3 de julho de 1897. O progresso de Belo jardim intensificou-se mais ainda a partir de sua nova situação administrativa e, especialmente, por encontrar-se no eixo da grande via de comunicação representada pela Estrada de Ferro Central de Pernambuco, cujos trilhos chegariam a sua área urbana em 1906, trazendo uma nova era para a localidade beneficiada, e ostracismo para os que ficaram ao largo. Foi fundado em 11 de setembro de 1928.
Belo Jardim, 02 de Setembro de 2014
Hoje é nossa estreia aqui na cidade de Belo Jardim, o local das apresentações serão no Ginásio de esportes do colégio Autarquia de Belo Jardim.
A galera do projeto Cena Ambiental foi recebida pelas Sras. Márcia Alaíde coordenadora de ensino fundamental e Sra. Isabel Rodrigues coordenadora pedagógica da secretária de educação.
Contamos com a presença das escolas:
Escola Municipal C.João Paulo l, Escola Municipal Batista,Municipal Lucielma Cavalcanti, Escola Municipal Hilda Gomes Pereira e  Escola Municipal Prof. Risoleta Cavalcanti.
O total de alunos assistidos neste dia foi de 627 crianças.
Belo Jardim, 03 de Setembro de 2014
Na ação de hoje vieram as Escolas Dr. Sebastião Cabral, Escola Lions Marcionela Alves, Escola Prof.Julio Magalhães, Escola Manoel Domingos,Escola José Batista dos Santos, Escola Vereador Joaquim Medeiros Cabral e CEM Prof.José Vieira da Costa. 
No dia de hoje 909 alunos da rede pública assistiram as apresentações do Projeto Cena Ambiental.
Tivemos a honra de receber o pessoal da equipe Baterias Moura de Belo Jardim.
Também contamos com a presença das Sra. Adeilza de Souza Ramos, Sra. Gabriela, Sra. Gabriela e a Sra. Giselda todas do Programa Tareco e Mariola.
A Baterias Moura possui um um programa de responsabilidade sócio-ambiental que atende a cidade de Belo Jardim, em Pernambuco, onde estão concentradas quatro das cinco fabricas da empresa.
O programa Tareco e Mariola, idealizado por Conceição Moura, também fundadora da Baterias Moura, viúva de Edson Mororó Moura, promove uma série de ações que inclui coleta e reciclagem de resíduos sólidos (especialmente papel,garrafas PET, embalagens industriais) e produção de artesanato, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região, melhora a qualidade do meio ambiente. Artesãos e ex-catadores de lixo da cidade são beneficiados com as ações.
O Tareco e Mariola comporta ainda o programa Qualidade Total na Educação,que atende 19 escolas de Belo Jardim e Pesqueira-PE. O programa Qualidade Total na educação inclui cursos de educação ambiental, aplicação do conceito 5S para a formação da cidadania entre os alunos das escolas e o curso pré-vestibular, montado voluntariamente por engenheiros da empresa para atender aos jovens da cidade. O Tareco e Mariola ainda tem o projeto Semear, que atua em causas emergenciais, mobilizando a comunidade para ajudar a quem necessita com doações e trabalho voluntário.
Estava presente também a fotografa da secretaria de educação Sra. Erica Thais onde esta registrou todo os momentos de nossa peça onde podemos ver belas fotos no Blog nogirodacidade.com.br e no facebook Educação Belo Jardim.
Belo Jardim, 04 de Setembro de 2014
A ação de hoje contamos com as Escolas Sebastião José da Silva, CEM-Prof. José Vieira da Costa, CEI Débora Barbosa V.Oliveira, Nossa Senhora do Bom Conselho e Escola Jurandir de Brito. Num total de 877 alunos participantes.
Hoje quem nos auxiliou na organização das escolas e receber os alunos foi a Sra. Jamile Michele coordenadora pedagógica, Sra. Lucineide Galindo coordenadora, Sra. Mariana Ferreira da silva coordenadora e Sra. Vilma Jatoba coordenadora do ensino infantil todas da secretaria de educação.
Belo Jardim, 05 de Setembro de 2014
A trupe do Teatro Cena Ambiental apresenta hoje o último dia de ação aqui em Belo Jardim.
Quem acompanhou a equipe no dia de hoje, foi a Sra. Mariana Ferreira da Silva do departamento de planejamento da Secretaria de Educação de Belo Jardim.
As escolas Municipal Professor Antenor V. de Mello, Escola Manoel Teodoro de Arruda e o Centro Comunitário Municipal Castelinho foram as escolas que atendemos e fechamos a cidade de Belo Jardim com chave de ouro. E assim, terminamos com a presença de 568 alunos que vieram nos prestigiar com esse belo espetáculo teatral.
O total de alunos nestes quatro dias de ação foi de 2.981 crianças.















Nenhum comentário:

Postar um comentário