sexta-feira, 6 de junho de 2014

Diário de Bordo - Conde - BA

Conde,19 de Maio de 2014
Os selvagens índios da tribo Tupinambás foram os primeiros habitantes de Conde em terras que os jesuítas haviam adquirido através da concessão de Garcia D’ávila, em 1650. Colonos portugueses e outros, atraídos pela fertilidade das terras, fizeram residência no local onde se criava o então povoado de Itapicuru de Baixo. Em 1702, foi elevado à categoria de Freguesia com a construção da Igreja de Nossa Senhora do Monte de Itapicuru da Praia. Em 17 de dezembro de 1806, através de requerimento assinado pelo povo, foi elevada a Vila pelo ouvidor Navarro, com a denominação de Conde, em cumprimento à ordem do “Conde dos Arcos” de cujo título surgiu a denominação. Assim, o município da Vila do Conde teve os seus órgãos competentes criados e passou por diversas fases de desenvolvimento alcançando a República e aderindo a ela. Até 1912, a sede da Vila e município permaneceu no mesmo local de sua criação. Porém, uma enorme enchente do rio Itapicuru que corta até hoje a cidade, destruiu e devastou a sua economia. Em 10 de junho do mesmo ano, a sede do município, por força da Lei Estadual Nº 889 foi transferida para o Arraial de Esplanada. Passaram-se alguns anos e o povo do Conde tomou consciência do absurdo dessa submissão, visto que a frente econômica maior era do Conde e Esplanada usufruiu de todos os direitos. Depois de muita luta e até mesmo levante que resultou na morte do condense Minervino do Carmo, o município de Conde foi considerado como território desmembrado e livre de Esplanada. Quando o Conde era subordinado a Esplanada o seu primeiro Intendente foi o Coronel Joaquim Macêdo (Quimquim) ceceado em Esplanada. O Dr. Alcides Brito queria se reeleger mais não admitia a independência de Conde. O movimento emancipacionista cresceu através de figuras como o Sr. Lamberto Pinto que se incumbira de preparar o documento oficial. Outro líder importante foi o alfaiate Minervino do Carmo que junto a Rodolfo Lins, da histórica fazenda São Bento, Antônio Castro, Alímpio Costa, Euclides Valença, entre outros, conseguiram tornar o Conde livre. Na ocasião o governador da Bahia, Juraci Magalhães, por intermédio do jornalista e deputado Dr. Altamirando Requião, nomeou Hermógenes Gomes Nascimento como primeiro prefeito de Conde. Daí então o fato do Sr. Alcides Brito, contragosto, ter sido obrigado a confirmar a emancipação e com a morte de Minervino do Carmo, o Conde foi desmembrado de Esplanada em 10 de agosto de 1935. O município está localizado no Litoral Norte da Bahia e é banhado em toda a sua extensão pelo Oceano Atlântico. O Conde limita-se ao Norte com Jandaíra e Rio Real; ao Sul, com o Rio Inhambupe; ao Leste com o Oceano Atlântico e ao Oeste com Esplanada. A cidade tem uma distância de Salvador, em linha reta, de 151Km e pela BR-101 de 203Km. A população atual é de aproximadamente de 23.576 habitantes e sua base econômica principal é o turismo, a cultura do coco da Bahia e a pecuária.
A produtora Angela Valentim e o Ator Marcello Marssô foram até a secretária de educação para acertar detalhes da apresentação na cidade de Conde.Quem gentilmente nos recebeu foi a Sra.Maria Gildete Silva Santos Leite diretora pedagógica da sec. de educação,a Sra.Joselita Maria dos Santos e Neila Machado de Sena,foi onde ficou tudo acertado para o dia seguinte para as apresentações.

Conde,20 de Maio de 2014
Hoje é a nossa estreia aqui na cidade de Conde,e o local escolhido para a ação é o Salão de Festas que fica ao lado da Escola Municipal Walter de Carvalho,a Sra Maria José nos deixou bem a vontade para que pudéssemos fazer a nossa montagem do cenário.
Tudo pronto com nosso cenário e a criançada já esta chegando,neste período matutino estavam as Escolas Walter de Carvalho Baptista,Instituição de Ed.Infantil Tempo de Crescer,e Nucleação Escolar Espaço do Saber.
Para essa criançada que veio nos prestigiar isso tudo é novidade,pois a maioria deles nunca tinha visto um teatro de bonecos tão encantador.
Nosso teatro também foi filmado pelo Sr.Erivelton Santana dos Santos que é da assessoria de comunicação da prefeitura,onde todo nosso trabalha ira sair uma matéria no site:bahiaatual.com

Conde,21 de Maio de 2014
A nossa ação de hoje estará toda concentrada no Mercado da Associação Comunitária do Cobó,o Sr.Jeferson Alves Santos  diretor da escola municipal Epaminondas, nos deu total atenção para a realização do nosso teatro para as crianças do povoado do Cobó.A Sra.Maria Nilza B.dos Santos vice-diretora e a Sra.Gabriela Bezerra dos Santos secretária também vieram nos prestigiar.
As Escolas municipais presentes foram Prof. Epaminondas Alves de Souza Pinto, Pedro Francisco de Castro e Creche Turminha Feliz.
Nosso almoço hoje foi na escola Prof. Epaminondas Alves, como ficaríamos o dia inteiro lá,o pessoal da secretaria junto com a direção da escola e o comando do Jeferson diretor nos preparou um almoço de estrelas com todas as comidas típicas da região. E olha que a galera curtiu muito todo aquela atenção dada a equipe.

Conde,22 de Maio de 2014
Nosso terceiro dia aqui na cidade de Conde e a ação de hoje será no CIEC Centro Integrado de Educação do Conde.
Estava presente em nossa apresentação a Sra. Edmeia Lima da Conceição Mendes secretária de educação.
Compareceram em nossa ação as Escolas Municipal Helena de C.Baptista, Escola Municipal Geraldo Mendes Lins, Instituto Infantil Sementinha da Vida, Escola Municipal Santo Antonio, Gotinha de Amor e a Escola Municipal Dr.Severino Vieira.
A equipe do Projeto Cena Ambiental também pousou para as lentes do fotógrafo e assessor de comunicação o Sr. Hebert Souza

Conde,23 de Maio de 2013
A trupe Cena saiu bem cedo hoje pois nossa ação é no Distrito de Altamira,as apresentações vai ser no Mercado da Praça.
A Sra.Iraci Santos de Araujo já estava nos aguardando e nos deu total atenção.
Participaram das apresentações as escolas: Comunitária Assentamento Timbó, Godelieve Maria L.Gheysen, Eduardo de Almeida Lins, Centro de Educação Infantil Poliana e Romeu Fernandes.
A Sra.Maria Bomfim Hermes diretora de nucleação,preparou um super almoço na escola para toda a equipe do Projeto Cena Ambiental e para o pessoal da secretária de educação. E ainda entregou um presente a equipe Cena um Certificado de Agradecimento.
O total de alunos que participaram de nossas ações nestes quatro dias foi de 1.342 crianças atendidas.
Aqui na cidade de Conde não tivemos participação de cliente.

E assim finalizamos mais uma cidade da região nordestina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário