segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Diário de Bordo - Miranda - MS

Miranda, 13 de agosto de 2013.

E foi dada a largada para a segunda fase do Projeto Cena Ambiental Teatro Itinerante 2013 e depois de um delicioso café da manhã , fomos direto para a Escola Municipal Maria Henriqueta Rebuá Siufi (CAIC) e quem nos recebeu foi a Coordenadora Pedagógica da Secretária de Educação a Sra Deusmar Gomes Correia Gonçalves e a mesma nos informou que hoje nós só iríamos receber alunos de outras unidades escolares e são elas: E.M. Urbana Waldemar João de Souza, E.M. Urbana 15 de outubro, E.M. Urbana Roberto Paulo Almeida, E.M Urbana Maria do Rosário, E.M. Indígena Polo Pilad Rebuá, E.M. Extensão Artemis e E.M. Urbana Estanislau Bossay.
Foram realizadas 04 Ações ( Matutino e Vespertino).



E hoje nossa noite foi muito especial pois fizemos uma Ação exclusiva para Autoridades Políticas, Imprensa e todo o pessoal da Fazenda Caiman.


Prefeita da Cidade de Miranda -Marlene Bossay

 Equipe Cena Ambiental - Representante Patrocinador  Sr. Fernando Von Zuben e Ilustríssima Prefeita da Cidade de Miranda Marlene Bossay
Equipe Cena Ambiental - e representantes das Secretarias Municipais

Tivemos a honra de receber a equipe do Projeto Onçafari e com improviso de nossa equipe, usamos a nosso personagem o "Jaguar" para falarmos da importância do Projeto que tem como objetivo a preservação do Pantanal através do ecoturismo que possibilite a observação da onça-pintada. Eles desenvolveram uma nova maneira de conservação de animais no Brasil, adaptando técnicas criadas na África do Sul. Essas técnicas consistem em habituar animais selvagens, como a onça-pintada, a fim de serem observados em seu habitat natural. Porque no Pantanal a pecuária se difundiu fortemente nas últimas décadas, causando um enorme conflito entre as onças e os fazendeiros, pois elas se alimentam do gado e por esse motivo, apesar de ilegal, vários fazendeiros caçam as onças com a intenção de minimizar o problema. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Onça-Pintada, as eventuais perdas no rebanho relacionadas às onças-pintadas são somente de 1,5%. Porém existe um grande mito em relação a esses animais e qualquer que seja a causa da morte do rebanho, as onças-pintadas são na maior parte das vezes erroneamente tidas como únicas responsáveis. A meta do Projeto Onçafari é fazer com que a onça-pintada seja vista, sob o ponto de vista econômico, mais rentável viva do que morta, assim como o leopardo e o leão na África, mostrando que a espécie tem potencial para gerar renda através da Indústria de Observação de Animais. Essa prática é uma das maiores fontes de renda para vários países da África. O crescimento do turismo no Pantanal a fim de observar a onça-pintada compensará o eventual prejuízo que a espécie venha a causar com o abatimento de alguns animais de criação.
E logo depois foi servido para os nossos convidados um delicioso coquetel onde todos puderam se conhecer e falar mais sobre vários projetos relacionados ao meio ambiente.
E assim encerra-se nosso primeiro dia de Ações na segunda fase do projeto e aqui na cidade de Miranda e amanhã tem muito mais pessoal!!!

Miranda, 13 de agosto de 2013.

E continuamos nossas Ações aqui no CAIC e hoje recebemos os alunos das seguintes escolas: E.M. Urbana 15 de outubro, E.M. Urbana Maria do Rosário, E.M. Urbana Urbana Estanislau e E.M.U Waldemar João de Souza


Miranda, 14 de agosto de 2013.

Bom dia, caros seguidores e hoje continuamos nossas Ações aqui no CAIC e hoje os alunos da própria escola vieram nos prestigiar...
 Miranda, 15 de agosto de 2013.

E hoje depois de tomarmos nosso delicioso café da manhã fomos nos encontrar com a coordenadora pedagógica da Secretária da Educação a Sra. Deusmar Gomes Correia Gonçalves e a Coordenadora Pedagógica do Núcleo Indígena a Sra. Sibele Faustino, pois nossa Ação de hoje foi na Comunidade da Aldeia Cachoeirinha.




E com esses lindos indiozinhos encerramos nossas Ações aqui na Cidade de Miranda - MS onde atendemos 08 unidades escolares e um total de 2312 alunos.

Miranda, 16 de agosto de 2013.

E hoje fomos convidados pelo Sr Helder Brandão, administrador do Refúgio Ecológico Caiman a conhecer o local, e lá fomos nós!!


A natureza e a culturapantaneiras em uma fazenda de 53 mil hectares no coração da América do Sul.
vista do alto
                                                                                Refúgio Ecológico Caiman se localiza em uma fazenda de 53 mil hectares na pequena cidade de Miranda, no Pantanal Sul Matogrossense. Neste cenário grandioso, o Refúgio Ecológico Caimandesenvolve três importantes atividades:

POUSADA CAIMAN

Pousada Caiman foi criada em 1985, como a primeira operação de ecoturismo no Pantanal do Mato Grosso do Sul. Desde então, tem por objetivo criar e oferecer aos viajantes uma base para a integração com a natureza e a cultura pantaneiras, sempre visando a excelência nos serviços de hospedagem e gastronomia.
É composta por duas pousadas – a Cordilheira e a Baiazinha – com operações totalmente independentes e separadas por 22 km de distância.

PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

Refúgio Ecológico Caiman desenvolve um importante Programa de Conservação da Natureza,reconhecido nacional e internacionalmente, que consiste na manutenção de uma Reserva Particular de Patrimônio Natural em uma área de 5,6 mil hectares e no apoio a diversos projetos de pesquisa e manejo de espécies, desenvolvidos em toda a área da fazenda.
Além disso, a conservação da natureza é um valor incorporado à operação da pousada, que desenvolve projetos como o Caiman Recicla, de coleta e separação do lixo reciclável em toda a propriedade, e atividades de educação ambiental para os funcionários, entre outras práticas.

ESTÂNCIA CAIMAN

Miranda Estância, uma tradicional fazenda de criação de gado fundada em 1910 por
investidores ingleses, deu origem à atual Estância Caiman. Ela maneja atualmente cerca de 35 mil cabeças de gado, em campos de pastagem naturais, buscando a melhor integração possível entre o gado e a natureza. Este trabalho está aberto à visitação e pode ser acompanhado de perto pelos viajantes interessados.
Nossa vila de moradores abriga 180 pessoas, entre funcionários e seus familiares, que se dividem entre as atividades da pousada e da estância. Além de contar com toda a infraestrutura necessária, escola e assistência médica e odontológica, todos os funcionários são treinados e comprometidos com o programa socioambiental do Refúgio Ecológico Caiman.


 Equipe Cena Ambiental com o Administrador do Refúgio Ecológico Caiman Sr. Helder Brandão




Nenhum comentário:

Postar um comentário