segunda-feira, 27 de maio de 2013

Diário de Bordo - Maracaju - MS

Maracaju, 20 de maio de 2013.

Realizamos a nossa primeira Ação aqui em Maracajú – MS na Escola Municipal João Batista Lino Braga, e como a diretora a Sra Cleide Damásio, ainda não estava, fomos recebidos pela Professora Coordenadora a Sra Eloisa Seraphim Lopes da Silva Figueiredo, que nos indicou o espaço para iniciarmos a montagem do nosso cenário.

E a diretora do Departamento de Cultura a Sra Jussara Mendes Ferreira, veio nos perguntar hoje se poderíamos fazer uma Ação em uma escola Particular, pois ela falou do nosso Projeto para o dono da escola e o mesmo se interessou, além disso ela deu o cargo de “anjo da guarda” da nossa equipe durante toda a semana para a secretária do Departamento de Cultura a Sra Erenil Martins Cardoso, que cumpriu sua função com muito primor nesse primeiro dia, nos dando toda a assistência necessária.
E hoje tivemos 01 Ação em cada período (Matutino / Vespertino) e nossa Reciclina do matutino foi a Nega e no vespertino foi a Tiquitinha, que para variar sacudiram e animaram a criançada que no final do espetáculo não paravam de folhear a Revistinha que ganharam.
















A diretora a Sra Cleide Damásio e a Professora Coordenadora a Sra Eloisa Seraphim Lopes da Silva Figueiredo, receberam com bastante entusiasmo e empolgação os kits da Tetra Pak...






Equipe, alunos e professores posam para foto



Curiosidade: A cidade de Maracajú está no Guinness Book por ter fabricado a maior linguiça do mundo (20 mts contínuos).
A origem da Linguiça de Maracaju está ligada à tradição das famílias que colonizaram os vastos campos da serra de Maracaju.
As principais famílias colonizadoras vieram do triângulo mineiro e trouxeram a tradição da produção da linguiça caseira, que era feita com carne suína inicialmente e foi substituída pela carne de boi, levando em conta a tradição da pecuária bovina que já predominava em nosso estado.
Devido à dificuldade de armazenamento e conservação das carnes, as famílias usavam as carnes de primeira, para fazer linguiça e as demais para fazer o charque. Como toda produção era artesanal, toda a carne era cortada à faca, temperada e depois de embutida era deixada por algum tempo para que secasse e assim pudesse conservar por mais tempo o produto. Produto que foi o primeiro embutido artesanal feito exclusivamente com carne bovina de primeira.
Iguaria de uma simplicidade ímpar, de sabor único e principalmente por ser um produto de origem 100% sul – matogrossense atravessou as fronteiras do nosso estado agradando o paladar de todas as gerações e também de pessoas dos mais distantes lugares.
Um toque do seu sabor nos trás de volta as lembranças das reuniões em família, comemorações com os amigos nos levando a reencontrar através da memória a simplicidade e o prazer da convivência.



Maracaju, 21 de maio de 2013.

O nosso segundo dia de Ação aqui em Maracajú – MS e tivemos 01 Ação em cada período (Matutino / Vespertino) e dessa vez quem recebeu nosso espetáculo foram os alunos da Escola Municipal João Pedro Fernandes, e quem nos recebeu foi a Inspetora, o diretor Sr Cecílio Melgarejo de Souza e a Sra Rozi Marta de Assis Matos e quem começou a ensinar e animar a criançada foi a Reciclina Tiquitinha.


                                                  

E os funcionários do Departamento da Cultura junto com a diretora, além de terem ido prestigiar o nosso trabalho, também nos informaram que o nosso cenário não irá caber na escola de amanhã e por essa razão nosso espetáculo será realizado na sede da ACOMMA – Associação Comunitária das Mulheres de Maracaju.



No período da tarde, continuamos com nossas apresentações.

Entrega do Kit Tetra Pak

Ônibus do Projeto Cena Ambiental


Crianças atentas na apresentação

Maracajú, 22 de maio de 2013.

O nosso terceiro dia de Ação e hoje nosso espetáculo será apresentado para os alunos da Escola Municipal Irmã Lima Matos, porém como informamos no diário de ontem o espaço é pequeno então os alunos foram nos assistir na sede da ACOMMA – Associação Comunitária das Mulheres de Maracajú hummmm que delicia de lugar...







E aqui a Tiquitinha nossa Reciclina, entrega para a diretora da escola a Sra Marilene Coutinho Petini os kits da Tetra Pak e hoje tivemos a presença da Sra Tita Paré proprietária e jornalista da Revista Brilhe, a Sra Hosana de Lourdes jornalista da Revista Tudo no MS e a Sra Laura Mendonça assessora de imprensa da Prefeitura de Maracajú – MS.



Maracajú, 23 de maio de 2013.

Penúltimo dia de Ação, e faremos uma ação extra amanhã em escola particular da cidade fica em outro município o de Vista Alegre , um pouco distante Maracaju.

E ao chegarmos na Escola Municipal Júlio Muller Pólo quem nos recebeu dessa vez foi a diretora a Sra Ledir Inês Stragliatto Timm que nos designou ao local de montagem do cenário.








Maracaju, 24 de maio de 2013.

Bommm dia, bommm dia é bom dizer bommm diaaaaaa!!! Mais um dia minha gente e último dia aqui em Maracaju, e como comentado anteriormente, hoje iremos fazer uma única Ação na escola particular Paroquial Nossa Senhora Aparecida.
Quem nos recebeu foi a diretora a Sra Carla S. Serafini e logo depois o proprietário da escola o Sr Luiz Augusto Cândido da Cunha também veio nos parabenizar pelo Projeto Cena Ambiental.
Conforme solicitação da escola e por motivos óbvios não podemos fazer a divulgação da imagem dos alunos desse colégio.




E assim mais uma etapa da nossa missão foi bravamente cumprida, atendemos 05 unidades escolares onde tivemos um total de 1406 alunos.
Moradores de Antônio João – MS aí vamos nós!!!!

















Nenhum comentário:

Postar um comentário